Nosso Surfshark pontuação

  • Velocidade
    9.0
  • Segurança
    9.0
  • Usabilidade
    9.0
  • Servidores
    8.5
  • Surfshark: é mesmo a melhor VPN? (2023)

    Pode confiar:

    A gente testou provedores de VPN da Surfshark localizados no mundo todo. É uma excelente solução em termos de velocidade e criptografia, e para melhorar ela ainda oferece recursos adicionais para privacidade online. Confira a nossa análise completa abaixo!

    Quando o assunto é “as melhores VPNs”, não tem para ninguém a não ser a Surfshark. Esse serviço de VPN está constantemente entre as melhores soluções do mercado, e para melhorar ainda foi a primeira a receber o aprovação do AV-Test ― uma organização alemã que avalia softwares de segurança e outros programas de antivírus.

    A Surfshark também é a única VPN a ter recebido uma auditoria independente no mesmo ano em que foi lançada, e é por essas e outras que é uma das VPNs favoritas da nossa equipe.

    Quer saber mais sobre a Surfshark VPN, seus valores, velocidades e processo de instalação? É só rolar para baixo!

    Surfshark Brasil: os prós e contras

    9.0

    Prós

    • Protocolos bem robustos e política de zero registros de conexão
    • Kill switch automático
    • Velocidades incríveis
    • Troca descomplicada de servidores com a rede Nexus
    • Conexões simultâneas ilimitadas
    • Assinaturas a preços camaradas (e aceita Pix)
    • Fácil de instalar e usar
    • Ótimo atendimento ao cliente
    • Desbloqueia Netflix estrangeira e outros serviços de streaming
    • Permite torrent
    • Tem recursos extras, como o CleanWeb (bloqueador de anúncios), NoBorders Mode, Camouflage Mode e Bypasser (tunelamento dividido)
    • Rede Nexus

    Contras

    • Não tem atendimento ao cliente em português
    • Sem IPs dedicados (por enquanto)
    • Serviço para Linux deixa a desejar

    A Surfshark VPN é uma das melhores opções do mercado, e não há como negar que a empresa por trás da Surfshark vem melhorando o serviço com bastante constância ao longo dos anos.

    Se você já andou lendo outras coisas do VPNOverview, provavelmente sabe que a gente costuma recomendar a Surfshark como uma das VPNs mais rápidas na internet. E não é mentira: nos nossos últimos testes de velocidade, ela ganhou (por uma pequena margem) das outras VPNs premium que a gente testou.

    E sabe qual a melhor parte? Aqui, velocidade é sinônimo de confiabilidade. Durante os nossos testes, a conexão nunca caiu.

    Outra coisa que vale destacar é que a Surfshark oferece mais de 3.200 servidores, incluindo até servidores especializados para torrent e streaming. Ela também é um dos poucos serviços de VPN que oferece conexões simultâneas.

    Além disso, você também vai poder contar com uma garantia de reembolso válida por 30 dias e o excelente preço camarada, que é cobrado em R$. Na verdade, a Surfshark VPN é uma das VPNs premium mais em conta do mercado, e é por essas e outras que ela ganhou a nota final de 9/10 na nossa avaliação.

    Especificações Surfshark
    💵 Preço A partir de US$ 2,49/mês
    📱 Sistemas operacionais iOS, Android, Linux, Mac, Windows
    💻 Conexões Sem limite
    💳 Métodos de pagamento Criptomoedas, Outros, Cartão de crédito, Paypal
    🔒 Protocolos IKEv2, OpenVPN, Wireguard
    📥 Opções de torrent Permite torrent
    📅 Opção de reembolso Opção de reembolso
    📋 Logs de conexão Nenhum log
    🎬 Funciona com Funciona com Netflix Funciona com HBO Funciona com Disney+ Funciona com Kodi Funciona com BBC Funciona com Torrent Funciona com Jogos

    Qual é a velocidade da Surfshark?

    Gráfico indicando a pontuação da Surfshark vpn em termos de velocidade; a nota é 9.5/10

    Os testes que realizamos com a Surfshark VPN mostraram uns resultados fenomenais: a gente não teve nenhuma queda de conexão e nenhum tipo de lentidão, e deu para navegar pela internet, assistir vídeos em HD e baixar arquivos grandes sem nenhum engasgo. 

    Na verdade, a Surfshark é a VPN mais veloz de todas as que a gente já testou ― e é por isso mesmo que, no quesito velocidade, a nota foi de 9.5.

    A seguir, um resumo do que a gente percebeu:

    • A Surfshark oferece uma velocidade incrível em servidores diferentes
    • Na conexão mais rápida, conseguimos preservar 96% da velocidade de download
    • Não percebemos grandes oscilações durante o uso
    • Até mesmo servidores muito distantes têm uma boa velocidade (mas nesses casos o ping pode ser afetado)

    Testes de velocidade: os resultados da Surfshark VPN

    A gente fez vários testes de velocidade com a VPN da Surfshark, até porque queríamos experimentar servidores diferentes e avaliar as velocidades de download e upload em cada um. Na tabela abaixo, você encontra os resultados:

    ServidorDownload (Mbps)Upload (Mbps)Ping (ms)
    Sem VPN93.7993.993
    Servidor mais rápido89.0889.396
    Holanda89.0889.396
    Reino Unido (Londres)89.2590.2411
    Alemanha (Frankfurt am Main)89.8790.0711
    Estados Unidos (Costa leste – Nova York)79.8985.0692
    Estados Unidos (Costa oeste – Los Angeles)69.1183.84167
    Canadá (Montreal)78.5389.75105
    Brasil (São Paulo)58.3786.83220
    África do Sul (Johanesburgo)68.7861.33174
    Japão (Tóquio)43.3455.14242
    Austrália (Sydney)55.4888.60286

    Um adendo importante: nós fazemos todos os nossos testes de velocidade no HQ do VPNOverview, que fica lá na Holanda, mas via de regra quanto maior for a proximidade entre a sua localização física e a localização do servidor escolhido, melhor.

    Por exemplo, enquanto a gente montava esse texto em português, estávamos usando a VPN do Surfshark conectada ao servidor de São Paulo e a velocidade estava excelente.

    Além disso, ela também foi a VPN que teve os melhores resultados no nosso speedtest. Confere só os números:

    • O servidor mais rápido da Surfshark atingiu velocidades de download de 89.87 Mbps
    • Para a ExpressVPN, a velocidade foi de 86.94 Mbps
    • No CyberGhost, a média foi de 87.37 Mbps
    • E, na NordVPN, que é a nossa melhor VPN, a marca foi de 85.49 Mbps

    Ou seja, realmente não tem para nenhuma outra VPN quando o assunto é velocidade. E olha que o servidor que a Surfshark atribuiu para a nossa equipe durante os testes não era nem o mais rápido! Aliás, mesmo entre esse servidor e os outros que testamos, a diferença na velocidade foi bem pequena.

    Nós também testamos a Surfshark em várias ocasiões diferentes para ver se havia alguma alteração, mas não percebemos nada digno de nota. Sempre que a VPN estava ligada e o app deles estava funcionando, a experiência de navegação corria super bem. 

    Uma coisa que vale destacar é que a velocidade cai bastante e o ping aumenta significativamente quando você se conecta a servidores que estão geograficamente distantes de você. Por exemplo: se a gente aqui do Brasil tentar se conectar a um servidor do Japão, a velocidade vai ser bem mais baixa do que se tentássemos usar um servidor de um país da América Latina.

    Velocidade da Surfshark no dia a dia

    Como a nossa equipe testou a Surfshark VPN lá na Holanda e os resultados para os servidores dos EUA foram bem positivos, a gente ficou pensando se os números seriam os mesmos durante uma experiência mais longa

    E, olha, não tivemos nem o que reclamar: é uma ótima VPN para usar no dia a dia. A gente testou a Surfshark para assistir Netflix, baixar torrents e até para jogar online. E a conexão ficou sempre lá em cima, sem travar.

    Isso é uma excelente notícia, até porque as VPNs geralmente acabam deixando a conexão com a internet mais lenta. O fato de que a Surfshark oferece uma conexão estável, sem comprometer a velocidade, é realmente incrível ― pois significa dá para carregar páginas da internet, enviar e-mails, baixar arquivos e até procrastinar um pouquinho nas redes sociais. Também dá para assistir vídeos no YouTube sem precisar ficar pausando o conteúdo o tempo todo.

    E no quesito Surfshark Netflix, temos só elogios! Na verdade, de todos os serviços que testamos ela é a VPN que oferece o buffer mais rápido. Ou seja: é a pedida certa para quem está procurando uma VPN para streaming.

    No quesito torrents, também correu tudo bem: a gente conseguiu baixar arquivos de tamanho considerável em pouquíssimo tempo. A melhor parte foi que a Surfshark automaticamente sacou que a nossa equipe estava usando um programa de torrent e migrou a conexão para um servidor P2P especializado ― só para facilitar o download. Legal, né?

    E, para finalizar, a parte de games: a conexão com a Surfshark VPN não trouxe nenhum lag durante as partidas que jogamos. Nossa equipe fez o teste com servidores da Holanda e dos Estados Unidos e não percebeu nenhuma perda significativa, e olha que a gente testou games com gráficos pesados, como o Battlefield 2042. Percebemos até uma pequena queda na latência, mas nada demais.


    A Surfshark é segura?

    Gráfico indicando a pontuação da Surfshark vpn em termos de segurança; a nota é 9/10

    Segurança e privacidade são prioridades para você? Sem problemas: a gente pesquisou bem os recursos oferecidos pela Surfshark e apuramos que a empresa oferece um altíssimo nível de proteção.

    Além de oferecer recursos mais tradicionais, como a possibilidade de ocultar seu endereço IP, a Surfshark VPN também criptografa o tráfego dos usuários e não mantém logs e registros de dados pessoais. É por isso mesmo que a nota dela em segurança foi de 9/10.

    Confira abaixo alguns dos recursos de segurança oferecidos pela Surfshark:

    • Compatibilidade com OpenVPN, IKEv2/IPsec e WireGuard
    • Não mantém registros de conexão (logs), e isso foi confirmado em uma auditoria recente da Deloitte
    • Kill switch automático
    • Ferramentas e recursos extras de segurança para bloquear anúncios e aumentar os níveis de segurança do usuário durante a navegação
    • NoBorders Mode para regiões que censuram ou restringem acesso à internet, e Camouflage Mode ― ele impede que o seu ISP veja que você está usando uma VPN
    • Para criar uma conta, você só precisa inserir seu endereço de e-mail e adicionar as informações de pagamento

    Protocolos

    A Surfshark oferece criptografia AES-256-GCM (mais rápida do que a criptografia AES de 256 bits) e, para melhorar, usa o OpenVPN e o WireGuard: os protocolos de VPN mais seguros do mercado. Em termos de segurança do usuário, isso é ótimo.

    O OpenVPN é um protocolo de tunelamento de código aberto, então há uma grande comunidade de desenvolvedores ativamente testando, atualizando e otimizando os padrões de segurança dele. E a Surfshark oferece protocolos UDP e TCP para todos os sistemas operacionais mais utilizados.

    Já o WireGuard é um protocolo mais novo, que está disponível para usuários Android, Windows, iOS, macOS e Linux. Ele usa o algoritmo de criptografia ChaCha20 e oferece uma velocidade considerável. Além disso, vale lembrar que o WireGuard é muito mais enxuto ― ele tem só 4 mil linhas de código, o que reduz o tempo de carregamento e diminui as brechas que podem ser exploradas por hackers.

    Em novembro de 2021 a Surfshark descontinuou o Shadowsocks, um proxy próprio que foi projetado exclusivamente para contornar a censura chinesa. Mas nem tudo está perdido: na verdade, a Surfshark agora oferece o NoBorders Mode, uma ferramenta para usar a internet mesmo em regiões com fortes restrições.

    A gente vai falar um pouco mais sobre ela aqui embaixo, mas por ora vale destacar que o desempenho do NoBorders Mode é impressionante.

    Outra coisa que vale lembrar é que a Surfshark não oferece mais compatibilidade com o protocolo IKEv2 do Windows; o protocolo IKEv2/IPsec, no entanto, continua disponível para usuários de dispositivos móveis.

    Uma vantagem bem legal da Surfshark é que ela oferece PFS em qualquer protocolo utilizado pelo usuário. Com esse recurso, as chaves criptográficas são constantemente alteradas para reduzir ao máximo o número de riscos.

    Registros e privacidade

    A Surfshark conta com uma “no-logs policy”, que nada mais é do que uma política de não armazenar registros e logs de conexão. Além disso, a empresa também tenta solicitar o menor número possível de informações de seus usuários — e é por isso que você consegue criar uma conta só com o seu endereço de e-mail e dados de pagamento.

    No entanto, ela — assim como a grande maioria de provedores de VPN — precisa de algumas outras informações para monitorar os serviços que são prestados e evitar possíveis problemas. Por isso mesmo, a Surfshark usa dados anonimizados para registrar o volume de tráfego nos seus servidores e para saber se existe algum problema de conexão.

    No entanto, tudo indica que esses dados não ficam vinculados a um usuário em específico, mas sim ao uso geral dos servidores e do serviço.

    Isso tudo para dizer que, até onde pudemos apurar, a Surfshark VPN não parece armazenar logs e outros registros que coloquem a privacidade dos usuários em risco. Na verdade, essa política específica da empresa já foi verificada em três auditorias diferentes: duas de natureza independente, realizadas em 2018 e 2021, e a terceira em 2022, que foi comandada pela Deloitte.

    Ou seja: seus dados estão seguros com a Surfshark.

    Além disso, a Surfshark recentemente migrou para uma rede de servidores RAM-only (ou “somente RAM”), o que significa que não há mais dados em servidores físicos. Ou seja: todos os seus dados são excluídos automaticamente quando você se desconecta, o que é ótimo. Dessa forma, eles só são armazenados temporariamente e não podem ser recuperados mais tarde.

    Inclusive, um número cada vez maior de provedores de VPN está migrando para esse tipo de servidor, até porque os níveis de privacidade são muito mais elevados.

    A Surfshark também é uma das primeiras VPNs a oferecer autenticação de dois fatores (2FA). Nesse modo de autenticação, o login ocorre por meio de duas etapas, o que é uma forma eficaz de se proteger contra todos os tipos de ataques online.

    Os usuários do Surfshark Alert precisam obrigatoriamente usar esse tipo de autenticação, mas para quem tem a Surfshark “normal” ela aparece como uma opção adicional que oferece uma camada extra de proteção.

    A nossa recomendação é usar a autenticação de dois fatores em todas as suas contas, se possível.

    Kill switch

    O kill switch é um recurso primordial de qualquer VPN, que serve para interromper a conexão com a internet caso a VPN pare de funcionar. Daí o nome, “kill”, que em inglês é “matar” — drástico, mas é para dar essa ideia de algo que é “interrompido” ou “cortado pela raíz”.

    A maior vantagem do kill switch é que ele evita vazamento de dados e mantém o usuário protegido mesmo em situações nas quais a VPN possa vir a falhar.

    Atualmente, a Surfshark VPN oferece kill switch para Windows, macOS, iOS e Android. Para ativá-lo, é só acessar a parte de configurações no app da VPN.

    Surfshark Nexus

    O Nexus é uma novidade da Surfshark: um recurso projetado para otimizar a segurança e a experiência dos usuários.

    Em linhas gerais, ele nada mais é do que uma SDN: software-defined networking ou, em bom e velho português, rede definida por software. Essa tecnologia permite que os usuários se conectem à rede de servidores de uma VPN, em vez de se conectarem apenas a um pequeno grupo de servidores com base na localização geográfica selecionada.

    Parece incrível, né? Só que o mais incrível ainda é que uma operação desse tipo, que envolve conectar todos os usuários à rede inteira para então movimentar o tráfego de cada pessoa, poderia acarretar sérios problemas de latência e segurança — sequer abala a Surfshark VPN.

    Na verdade, a infraestrutura do Nexus já foi implementada e atualmente faz parte das versões mais recentes da Surfshark. Os recursos dele, no entanto, ainda estão sendo lançados.

    Dentre esses recursos, temos:

    • IP rotativo: altera o endereço IP automaticamente a cada cinco ou dez minutos, sem alterar o local da VPN
    • IP aleatório: você recebe um novo endereço IP sempre que acessar um site ou abrir um app
    • MultiHop dinâmico: você tem liberdade para escolher os pontos de entrada e de saída para a sua conexão

    Atualmente, já dá para ativar o MultiHop e o IP rotativo no app da Surfshark VPN para Windows. Para ativar o primeiro, é só selecionar a opção MultiHop:

    Captura de tela do app da Surfshark para Windows, mostrando a função MultiHop ativada

    Para ativar a opção de IP rotativo, é só seguir as etapas abaixo:

    1. No app da Surfshark VPN, vá até Configurações
    2. Clique em Configurações da VPN
    3. Role a tela para baixo até Segurança avançada
    4. Ative a opção IP rotativo
    Surfshark download: Captura de tela do app da Surfshark para Windows, mostrando a função IP rotativo ativada

    Na nossa opinião, o Nexus é um dos grandes trunfos da Surfshark — até porque, com ele, é possível trocar de servidores sem perder a conexão de VPN e sem precisar arriscar o seu endereço IP.

    MultiHop, Bypasser e CleanWeb

    Outra coisa bem legal da Surfshark é que ela conta com vários recursos extras para garantir a sua proteção online.

    Os três principais recursos são o MultiHop, o Bypasser e o CleanWeb — e, quando testamos, todos eles entregaram justamente o que prometiam.

    A opção MultiHop permite “saltar” de um servidor para outro, o que significa que na prática todo o seu tráfego vai passar por duas conexões criptografadas. É ótimo para quem quer uma camada extra de segurança mas, infelizmente, há um impacto negativo na velocidade da conexão (justamente porque o seu tráfego vai ter que passar por dois servidores de VPN).

    Mas, se você está querendo usar a VPN para aproveitar o tunelamento dividido, a nossa recomendação é o Bypasser. Com ele, é possível se conectar a apps e sites de confiança usando o seu próprio IP, sem precisar passar pelo servidor de VPN.

    Por último, precisamos destacar o CleanWeb: o bloqueador de anúncios próprio da Surfshark, que foi bem demais em nossos testes. Ele conseguiu até bloquear anúncios que haviam passado batido em outros bloqueadores.

    NoBorders Mode e Camouflage Mode

    Além do serviço tradicional de VPN, a Surfshark também oferece dois outros modos de navegação: o Camouflage Mode e o NoBorders Mode.

    O Camouflage Mode é a versão da Surfshark para o que a maioria das pessoas chama de “tecnologia de ofuscação”. Ou seja: é uma função que mascara o seu tráfego de VPN com o objetivo de contornar agentes que possam monitorar as atividades do usuário. Esse modo é ligado automaticamente sempre que você selecionar o protocolo OpenVPN (TCP ou UDP).

    Surfshark Brasil: Captura de tela do app da Surfshark para Windows, mostrando a função NoBorders mode ativada

    Já o NoBorders Mode é um recurso pensado para quem está em uma região com restrições de acesso à internet, mas ainda assim deseja navegar livremente. Ele é ativado automaticamente assim que a Surfshark detectar algum tipo de restrição na sua rede.

    Uma vez ativado, o NoBorders exibe uma lista de servidores VPN que oferecem bom desempenho mesmo dentro das condições da sua região. O único porém é que ele precisa ser ativado manualmente na seção Configurações do app.

    Alteração de GPS

    Uma outra novidade recente é a função de GPS spoofing, também chamada de “falsificação de GPS”. É um recurso que permite alterar a localização virtual de um dispositivo, mesmo que essa localização não seja vinculada ao endereço IP.

    Por enquanto, apenas usuários Android da Surfshark podem contar com essa funcionalidade, que é bem útil na hora de ocultar a sua localização para apps variados. Só cuidado: com o GPS spoofing ativado, você não vai poder usar o Google Maps e nem outras plataformas similares.

    O processo de configuração é um pouco complicado, então a gente fez um passo a passo completo:

    1. Abra o app da Surfshark VPN no dispositivo Android e vá até Configurações > Configurações da VPN.
      Captura de tela do app da Surfshark Brasil para Android, mostrando a opção Configurações da VPN
    2. Role a tela para baixo até Configurações avançadas.
      Captura de tela do app da Surfshark Brasil para Android, mostrando a opção Configurações avançadas
    3. Toque no controle deslizante para ativar a opção Substituir localização do GPS.
      Captura de tela do app da Surfshark Brasil para Android, mostrando a opção Substituir localização do GPS
    4. É bem provável que, assim que você clicar nessa opção, o app da Surfshark peça para você ajustar algumas configurações do seu dispositivo. Para fazer isso, é só ir até a parte de Configurações do seu próprio aparelho e selecionar a opção Sobre o telefone.
      Configuração de GPS spoofing no app da Surfshark Brasil: captura de tela de um dispositivo Android, mostrando a opção Sobre o telefone
    5. Dali, você precisa encontrar a opção Número da versão e tocar nela sete vezes consecutivas. Insira o seu PIN e pronto: você receberá um aviso dizendo que ativou o modo desenvolvedor do aparelho.
    6. Agora, volte até as Configurações do aparelho, clique em Sistema e selecione o menu Avançado.
      Configuração de GPS spoofing no app da Surfshark Brasil: captura de tela de um dispositivo Android, mostrando as configurações avançadas
    7. Toque em Opções do desenvolvedor.
      Configuração de GPS spoofing no app da Surfshark Brasil: captura de tela de um dispositivo Android, mostrando as configurações de desenvolvedor
    8. Role até a opção Selecionar app de local fictício e, em seguida, selecione Surfshark.
      Configuração de GPS spoofing no app da Surfshark Brasil: captura de tela de um dispositivo Android, mostrando a opção de selecionar local fictício
    9. Volte para o app da Surfshark e clique na opção VPN no canto inferior esquerdo.
    10. Conecte-se ao servidor que você preferir.
      Surfshark download: app do Surfshark Brasil configurado em um dispositivo Android

    E… feito: agora, o GPS do seu dispositivo vai ter a mesma localização que a da VPN à qual você se conectou.

    O Surfshark Alert e o Surfshark Search são recursos exclusivos do Surfshark One, uma solução completa que oferece vários recursos que vão muito além do serviço de VPN.

    O Surfshark Alert é uma ferramenta que emite um alerta sempre que suas senhas ou conta de e-mail estiverem correndo algum risco de vazamento; e o Surfshark Search é uma ferramenta de busca anônima, que bate de frente com o DuckDuckGo.

    Surfshark Brasil: os recursos Surfshark Alert e Surfshark Search, tais como aparecem no app

    O Surfshark One também conta com um antivírus próprio e, atualmente, custa apenas R$ 17,46/mês.

    A Surfshark vai vazar os meus dados?

    É verdade que serviços de VPN podem vazar dados de usuários, seja por meio de vazamentos de IP, DNS ou WebRTC. E tal como aquelas gotinhas de água que vazam pelos canos da tubulação, esses vazamentos de dados acabam pingando direto dos protocolos de criptografia — e podem acabar revelando a sua identidade, localização geográfica e histórico de navegação.

    É por isso mesmo que a gente também testou a Surfshark VPN para ver se esse tipo de vazamento ocorre por lá.

    E adivinha? Temos boas notícias: os vários recursos de segurança do serviço, assim como a política de zero logs que foi aprovada em várias auditorias, mostraram ótimos resultados.

    A primeira coisa que a gente fez foi usar a nossa ferramenta de IP para verificar se havia algum vazamento de endereço IP. Tudo certo: nada vazando.

    Captura do teste de vazamento de IP conduzido no app Surfshark VPN

    Em seguida, a gente usou um outro serviço para ver se não havia nenhum vazamento DNS e WebRTC — e também não teve nada.

    Captura do teste de vazamento de DNS conduzido no app Surfshark VPN
    Captura do teste de vazamento de WebRTC conduzido no app Surfshark VPN

    Ou seja: a Surfshark VPN não mantém nenhum registro de conexão e também não vaza os seus dados. O combo de satisfação fica completo com os fortes protocolos de criptografia que o serviço oferece.

    Quais são os dados que a Surfshark me pede?

    Para criar uma conta na Surfshark, você só vai precisar inserir seu endereço de e-mail e senha. Se você quiser garantir um nível de privacidade ainda maior, recomendamos usar uma criptomoeda na hora de fazer a compra do serviço.

    O motivo é simples: se você pagar por meio de um serviço como o PayPal, vai precisar vincular a sua conta do PayPal à Surfshark. E, como o PayPal tem o seu nome e endereço, o anonimato vai por água abaixo.


    A Surfshark é fácil de usar?

    Gráfico indicando a pontuação da Surfshark vpn em termos de facilidade para usar; a nota é 9/10

    Facílima. É sério: o software da Surfshark VPN é bem tranquilo de usar, até porque tudo é bem simples. O atendimento ao cliente também é muito bom, só que infelizmente não está disponível em português.

    Em termos de usabilidade, a nota é 9/10. E depois de testarmos bastante a Surfshark, podemos afirmar que:

    • O site e o app deles são bem simples de usar
    • A instalação do app é rápida e prática
    • A Surfshark VPN é um dos provedores de VPN mais baratos e oferece garantia de reembolso em até 30 dias

    Como instalar a Surfshark?

    O site da Surfshark é bem organizadinho: ele não tem um número desnecessário de informações e concentra tudo o que é mais importante num só lugar. Isso significa que a navegação pelo site é bem simples e intuitiva, o que é ótimo.

    Outra coisa importante de notar é que o site da Surfshark Brasil também tem uma boa tradução em quase todas as páginas, o que ajuda bastante!

    O painel de controle de quem já tem uma conta com a Surfshark é bem simplificado, para não criar confusão onde não precisa. Há alguns botões para fazer o download da VPN de acordo com o sistema operacional do usuário, além de outros botões para alterar a senha e fazer logout.

    Também dá para ver quando é que a assinatura vai expirar. Ou seja: o resumo da ópera é que administrar uma conta na Surfshark é bem simples.

    Surfshark download: captura da tela com a página inicial do site da Surfshark Brasil

    Instalar a Surfshark VPN em um computador ou celular também é um processo bem tranquilo.

    Se você tem um dispositivo móvel, como celular ou tablet, só precisa baixar o app da Surfshark na Apple Store ou no Google Play. No computador, basta selecionar o sistema operacional no site para iniciar o download.

    Surfshark Brasil: captura de tela com todos os apps da Surfshark disponíveis para diferentes sistemas operacionais

    A gente testou todos os apps e não tivemos problemas em nenhuma das plataformas, viu?

    Aqui vai um passo a passo de como instalar a Surfshark no computador:

    1. Escolha um plano de assinatura e faça a compra
    2. Faça login no site da Surfshark Brasil
    3. Clique no ícone do seu sistema operacional
    4. Abra o arquivo .exe que você baixou
    5. Complete as etapas do processo de instalação
    6. Quando terminar, abra o app
    7. Use as suas credenciais para fazer login
    8. Selecione um servidor (se quiser) e ative a Surfshark VPN

    É fácil usar a Surfshark? Como é a interface da VPN?

    A interface de usuário da Surfshark VPN é bem fácil de usar ― tanto que, na verdade, é uma das melhores do mercado. Você não precisa ser um gênio da informática para entender onde clicar e como ativar os serviços, e o app também não fica mostrando milhões de opções que acabam só confundindo em vez de simplificar as coisas.

    Isso é bem legal, porque você só vai ver as opções que realmente importam. Além disso, todos os menus têm uma descrição bem objetiva e é super fácil navegar por eles.

    Surfshark Brasil: captura de tela mostrando o app para Windows conetado e funcionando

    Outra vantagem do app é que você não vai precisar perder tempo selecionando manualmente uma VPN para atividades específicas, como streaming ou torrent: é só ativar a conexão que ela faz todo o resto para você. Durante os nossos testes, a gente nem precisou selecionar manualmente um servidor P2P: o app fez tudo por nós.

    E temos uma outra boa notícia para quem quer o combo Surfshark + Netflix: praticamente todos os servidores dos Estados Unidos funcionam com o serviço de streaming, e dá até para configurar uma VPN dupla. Com isso, a Surfshark consegue rotear a sua conexão por meio de dois servidores diferentes.

    Surfshark e Mac

    Captura de tela do app da Surfshark VPN na versão para Mac

    Quando o assunto é VPN para macOS, não é todo provedor que aguenta o tranco ― mas a Surfshark dá conta do recado. A gente testou ela em um MacBook Pro com macOS Monterey e ela funcionou super bem; além disso, ela também funciona com o chip Apple M1 Pro, então você não precisa se preocupar em ter que ajustar nenhuma configuração especial.

    E outra coisa legal é que a Surfshark VPN oferece um teste grátis de 7 dias para usuários Mac.

    Surfshark e Linux

    A Surfshark VPN também está disponível para Linux ― ou melhor: existem versões do app compatíveis com distros Ubuntu e Debian, mas isso não chega nem perto do número de opções disponíveis em VPNs da concorrência, como NordVPN e ExpressVPN. Elas oferecem compatibilidade com vários outros distros.

    A nossa experiência com a Surfshark em um distro Debian foi meio… um pouco boa e um pouco ruim também.

    Na parte boa é que o programa é bem intuitivo: a instalação é simples, e o número de comandos que você precisa aprender a usar é bem compacto. A Surfshark VPN também vem com vários recursos extras, como seleção automática do melhor servidor, kill switch, função MultiHop e a possibilidade de alternar entre servidores UDP e TCP.

    A parte ruim é que o número de servidores disponíveis para Linux é limitado: apenas 120 servidores em 61 países.

    E a qualidade da conexão também variou bastante. A gente conseguiu aproveitar umas conexões realmente rápidas, mas em alguns momentos a conexão era mais lenta do que normal. Por isso, a nossa recomendação é fazer um teste rápido de velocidade sempre que você se conectar a um novo servidor.

    O que mais preocupa, no entanto, é o fato de que o Linux costuma sofrer vazamentos DNS ou proxy transparentes enquanto está conectado à Surfshark. Até dá para resolver esse problema com a ajuda do atendimento ao cliente, só que ele não está disponível em português. Além disso, esse tipo de coisa simplesmente não deveria acontecer.

    Resumindo: no quesito Linux, a Surfshark deixa um pouco a desejar. E há outras VPNs para Linux que oferecem uma experiência bem mais robusta.

    Extensão da Surfshark para navegadores

    Além do app, a Surfshark também conta com extensões para Chrome, Firefox e Edge, o que é excelente para quem quer usar uma VPN na hora de proteger o navegador.

    A gente normalmente recomendaria usar o software completo via app, mas a extensão para navegador da Surfsahrk vem com vários recursos legais. Por exemplo:

    • Opção para ultrapassar bloqueios geográficos da Netflix: se mesmo depois de ter instalado a VPN você ainda não conseguir acessar a Netflix da gringa, conte com a extensão para navegador. É só se conectar ao servidor certo, limpar os cookies e tentar de novo.
    • Bloqueador de anúncios: você nunca mais vai ter que ficar procurando uma boa extensão para bloquear anúncios na internet, porque a extensão da Surfshark já tem um recurso próprio que faz isso.
    • Bloqueador de pop-up: diga adeus àqueles pop-ups irritantes sobre políticas de uso de cookies!
    • Alerta de violação de dados: sempre que a extensão estiver ativa, a Surfshark VPN vai mostrar uma linha vermelha no topo da tela em sites que tiverem histórico de violação de dados.
    • Alerta de malware: a extensão está sempre monitorando atividades que parecem suspeitas e emite um alerta caso encontre algo esquisito.

    Em termos gerais, não temos muito do que reclamar quanto a essa extensão para navegadores. A nossa dica é só ativar todos os recursos disponíveis para poder aproveitar ao máximo ― e lembramos também que ela é uma ótima solução para quem quer uma VPN para assistir streamings.

    Ah, e tem mais: dá para baixar de graça no site da Surfshark.

    Quanto custa e como pagar a Surfshark Brasil?

    A Surfshark é uma das melhores opções para o bolso, e eles estão sempre oferecendo descontos especiais. Assim como acontece com a maioria dos serviços de VPN, ela também oferece um preço camarada para quem faz uma assinatura mais longa.

    Os preços que listamos aqui refletem os valores que encontramos durante os nossos testes; contudo, pode haver alguma variação devido a promoções especiais ou dependendo da região do usuário.

    Uma das grandes vantagens é que você pode pagar em reais (e até em Pix, se preferir!).

    Surfshark preço: captura de tela do site da Surfshark Brasil, mostrando as três modalidades de assinatura e preço

    E, se você quiser uma solução completa e totalmente integrada, pode comprar o Surfshark One ― ele custa um pouquinho mais e vem com 3 excelentes ferramentas:

    • Surfshark Antivírus: ferramenta que detecta a presença de malwares em seu dispositivo
    • Surfshark Alert: ferramenta que monitora a internet e emite um notificado sempre que o seu endereço de e-mail estiver comprometido
    • Surfshark Search: ferramenta para fazer buscas que não exibe anúncios e não armazena informações

    Aproveite a Surfshark de graça (tempo limitado)

    Como a gente já mencionou antes, a Surfshark oferece uma garantia de reembolso de 30 dias ― mas ela só é válida se você cumprir os termos de serviço da VPN. Isso significa que dá pra testar a Surfshark de graça por um mês inteiro, como se fosse uma avaliação gratuita. Além disso, também dá para usar a VPN em um número ilimitado de dispositivos.

    Vale lembrar ainda que é possível aproveitar um teste grátis de 7 dias para macOS, iOS e Android: basta acessar a Apple App Store ou o Google Play, baixar o app, criar uma conta e selecionar o método de pagamento.

    Atualmente, a Surfshark Brasil aceita os seguintes métodos de pagamento:

    • Cartão de crédito (Mastercard, Visa, American Express e Discover Card)
    • PayPal
    • Google Pay
    • Amazon Pay
    • Criptomoedas
    • Pix

    Atenção: a Surfshark calcula todos os seus preços com base no dólar estadunidense, o que significa que pode haver flutuações entre as tarifas oferecidas.

    Outra coisa é que a cobrança será feita no cartão de crédito após 7 dias, a menos que você opte pelo cancelamento. Você ainda vai poder ativar a garantia de reembolso de 30 dias mesmo se acabar esquecendo de cancelar a assinatura.

    Aproveite a Surfshark de graça (por mais tempo!)

    Ativar a garantia de reembolso é sempre uma opção, mas você sabia que dá para usar a Surfshark VPN de graça por até 2 anos?

    Pois é: é só convidar seus amigos e amigas com um código especial!

    Surfshark preço: Uma opção oferecida pela Surfshark é convidar amigos para assinar o serviço. Se eles assinarem e ficarem 30 dias lá, você ganha um período de desconto

    A coisa toda é bem prática: você recebe um link personalizado, que fica armazenado na aba Configurações do app da Surfshark VPN. Se o seu amigo ou amiga usar o link para criar uma conta e ficar por 30 dias com a VPN, você ganha um período extra de graça na Surfshark.

    Confere só o número de amigos e o tempo grátis que você pode ter:

    • 1 amigo = 1 mês de graça
    • 3 amigos = 2 meses de graça
    • 5 amigos = 3 meses de graça
    • 10 amigos = 6 meses de graça
    • 20 amigos = 12 meses de graça

    O único porém é que a Surfshark não indica quantos convites você tem que mandar para conseguir a marca mais elevada: 24 meses de graça. Também tem o fato de que convencer 20 amigos a assinarem uma VPN pode ser meio difícil, né?

    No entanto, é um incentivo bem legal para os usuários, e que raramente se vê por aí.

    Atendimento ao cliente da Surfshark Brasil

    A Surfshark até oferece uma ótima Central de Ajuda, cheia de guias completos e FAQs bem completinhos… só que ela não está disponível em português. O mesmo, infelizmente, acontece com o recurso de chat e e-mail.

    No entanto, se você consegue se virar no inglês, vai poder aproveitar o excelente atendimento ao cliente que o site oferece. A nossa equipe entrou em contato para resolver alguns problemas quando tentamos assistir a Netflix americana e os atendentes foram bem solícitos.

    E o melhor: a gente conversou com uma pessoa de verdade, e não com um bot automatizado.


    O que dá para fazer com a Surfshark na internet?

    Gráfico indicando a pontuação da Surfshark vpn em termos de usabilidade; a nota é 8.5/10

    Em termos do que dá para fazer com as redes e servidores da Surfshark VPN, o nosso principal interesse era avaliar a qualidade e o número de locais disponíveis para os usuários. 

    Via de regra, redes muito grandes de servidores costumam ser mais úteis na hora de lidar com censuras ou restrições geográficas ― e também têm mais opções para evitar lag de conexão. A nossa nota para a configuração atual da Surfshark é de 8.5/10.

    Abaixo, fizemos uma listinha com as nossas impressões sobre a rede de servidores da Surfshark:

    • A lista de servidores do serviço de VPN é de +3.200 servidores em 100 países
    • Com a Surfshark, dá para acessar diferentes bibliotecas da Netflix no mundo todo
    • É possível baixar torrents com segurança
    • Infelizmente, a VPN ainda não oferece IPs dedicados

    Número de servidores e locais

    A Surfshark conta com mais de 3.200 servidores em 100 países. Então, se você quer variedade, saiba que vai poder usar a VPN do serviço para se conectar aos seguintes países:

    • Américas: Argentina, Bahamas, Belize, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela
    • Ásia-Pacífico: Austrália, Bangladesh, Butão, Brunei, Camboja, Hong Kong, Índia, Indonésia, Japão, Laos, Macau, China, Malásia, Mongólia, Mianmar, Nepal, Nova Zelândia, Paquistão, Filipinas, Singapura, Coréia do Sul, Sri Lanka, Taiwan, Tailândia e Vietnã
    • Eurásia: Azerbaijão, Cazaquistão e Uzbequistão
    • Europa: Albânia, Andorra, Armênia, Áustria, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Chipre, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Geórgia, Alemanha, Grécia, Groenlândia, Hungria, Islândia, Irlanda, Ilha de Man, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Moldávia, Mônaco, Montenegro, Holanda, Macedônia do Norte, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia, Ucrânia e Reino Unido
    • África e Oriente Médio: Argélia, Egito, Gana, Israel, Marrocos, Nigéria, Arábia Saudita, África do Sul e Emirados Árabes Unidos

    Streaming: Surfshark Netflix e outros serviços

    A Surfshark é uma das melhores VPNs premium se você está querendo contornar bloqueios de localização geográfica para poder assistir streamings gringos, até porque ela costuma funcionar muito bem na hora de desbloquear a Netflix.

    E adivinha? Dá para acessar vários outros serviços de streaming também.

    ServiçoA Surfshark consegue desbloquear?
    Netflix
    Disney Plus
    Hulu
    BBC iPlayer

    Legal, né? Outra coisa que faz da Surfshark uma das melhores VPNs para Netflix é o fato de que ela tem recursos de ponta específicos para isso, como o NoBorders e os servidores dedicados para streaming.

    Se você não conseguir acessar via app, tente com a extensão para navegador!

    Dá para baixar torrents com a Surfshark?

    A Surfshark conta com servidores P2P especializados para torrent, que são automaticamente ativados assim que você abre um site ou programa de torrenting.

    Na prática, o que acontece é que a VPN reconhece o tráfego P2P e já faz a conexão com um servidor P2P. O nosso palpite é que ela provavelmente usa os servidores MultiHop para isso, o que é ótimo pois dá uma camada extra de segurança.

    Isso é um diferencial bem importante, até porque muitas VPNs não oferecem compatibilidade com torrent (e tem vários provedores por aí que limitam a sua velocidade de conexão quando percebem que você está num site de torrent).

    Só fique de olho na legislação local do seu país ou região quanto ao download de torrents, ok?

    Endereço IP dedicado

    Infelizmente, a Surfshark VPN não oferece aos usuários a possibilidade de solicitar um endereço IP dedicado ― o que é bem ruim, até porque vários concorrentes oferecem esse serviço.

    No entanto, ela já conta com a opção de servidores com endereço IP estático, que ajudam você a usar sempre o mesmo endereço IP (embora eles ainda sejam compartilhados).

    A boa notícia é que a Surfshark já disse que o desenvolvimento de IPs dedicados está nos planos da empresa, e eles até incentivam os usuários interessados a entrarem em contato com eles para compartilharem esse desejo. Afinal, quanto mais gente pedir, maiores as chances de que esse recurso saia do papel.


    O que a gente achou da Surfshark VPN

    A nossa opinião é que a Surfshark é uma ótima VPN: ela é segura, confiável e muito ágil. Além disso, dá para usá-la em um número ilimitado de dispositivos e ela é excelente para navegar na internet, fazer streaming, baixar arquivos e torrents.

    Ela também tem recursos de ponta como kill switch, bloqueador de anúncios, GPS spoofing e acesso a diversas bibliotecas da Netflix gringa ― e a cereja do bolo é que ela tem um preço acessível, e o valor pode ser pago em reais (e até por Pix).

    Então, já sabe: se você quer facilidade, segurança e proteção, vale a pena usar esse provedor de VPN.

    Surfshark VPN (2023): perguntas frequentes

    Ficou com alguma dúvida sobre a Surfsahrk? A gente pode ajudar! 

    Surfshark é bom?

    A Surfshark é uma ótima VPN ― na verdade, ela é uma das nossas opções favoritas. Além de ter recursos de ponta, como kill switch, criptografia AES de 256 bits e tunelamento dividido, ela também ajuda a desbloquear o acesso à Netflix gringa. 

    Surfshark é confiável?

    A Surfshark é um provedor de VPN bem confiável, pois usa dois dos protocolos mais seguros e conhecidos do mercado: o OpenVPN e o WireGuard. Ela também é uma VPN de zero logs policy (ou seja, ela não mantém nenhum registro ou log de conexão) e pede um número mínimo de dados para criar uma conta.

    A Surfshark funciona com a Netflix?

    A Surfshark funciona muito bem com a Netflix. Dá para acessar a Netflix de vários países diferentes, incluindo EUA, Reino Unido, França, Alemanha e até Turquia. Se você optar por se conectar a um servidor e algum outro país, o redirecionamento para a Netflix americana é automático.

    Surfshark preço: quanto custa?

    A Surfshark é uma das VPNs mais baratas do mercado, e ainda assim é um dos serviços de melhor qualidade. Se você fechar o pacote de 2 anos de assinatura, paga só R$ 11,74/mês. Ela também oferece uma garantia de reembolso de 30 dias, então dá tempo de testar bem e ver se é isso mesmo que você quer.

    Surfshark VPN: a conexão é boa?

    Quando está ativada, a Surfshark VPN praticamente não interfere com a conexão de internet, até porque é uma das VPNs mais rápidas do mercado. 

    Ela até diminui um pouco as velocidades de download e upload, mas nada que afete a navegação ou o streaming.

    O que é Surfshark?

    A Surfshark é um serviço de VPN que ajuda você a navegar com mais segurança e privacidade pela internet. Ela pode ser usada via app ou extensão para navegador, e também conta com outros recursos adicionais de segurança (como alerta de malware, bloqueador de anúncios e muito mais).

    Surfshark

    “Uma VPN de confiança, com recursos de ponta”
    9
    Naj Ahmed
    Naj Ahmed
    Editor de tecnologia
    A Surfshark continua mostrando que é uma das melhores do mercado. Ela passou a ocupar a posição de uma das VPNs mais populares do mundo em pouquíssimo tempo, e a melhor parte é que ela oferece recursos de ponta que são perfeitos para usuários que só querem uma VPN para streaming e também para aqueles que se preocupam com privacidade online.
    Deixe um comentário

    1
    comentário
    1. Anne

      Pequeno comentário meu a respeito: PÉSSIMA experiência com Surfshark.
      1. Eles usam um intermediário brasileiro para os pagamentos, DLocal. Eu fiz o pagamento por boleto e depois de quase dois meses ainda não havia recebido o acesso ao serviço. Fiz contato com a Surfshark (que tem um suporte onde a cada vez é outra pessoa falando com você, cheio de emoticons e sorrisinhos), e eles simplesmente disseram “deve ser problema com o seu banco, resolva com ele.” Ao invés de fazer isso, fiz contato com a DLocal, que me confirmou com número de registro que havia repassado o pagamento ao Surfshark no mesmo dia da compra. Enviei isso a eles, e eles só disseram “vamos repassar ao nosso setor financeiro”. Demorou mais 3 dias e eles liberaram o acesso. Sem pedido de desculpas, sem nada. Ou seja, eles não se coordenam sobre os pagamentos que entram.
      2. Conseguir uma conexão é um PARTO. Demora horrores, ele fica procurando por minutos.
      Nesse meio tempo, pra conseguir conectar de alguma forma, eu adquiri um outro serviço, do HotSpot Shield, que funcionou IMPECAVELMENTE. Baixei, liguei, ele conecta em menos de 10 segundos e funciona sempre.
      Minha recomendação: o barato sai caro. Procure por outras alternativas.

    Deixe um comentário