Dark Web Illustration symbol on a light background
Clique aqui para conferir um resumo deste post
Resumo: O que é a dark web? Tudo o que você sempre quis saber sobre a tal internet negra

A dark web, também conhecida como internet negra, é a parte da internet que não é indexada pelos mecanismos de busca e só pode ser acessada por meio de um navegador especial. Isso significa que ela é uma parte da internet bem diferente da surface web, que a gente usa todos os dias e que não precisa de nenhuma etapa especial para ser acessada.

Além disso, a dark web também é diferente da deep web, uma outra camada da internet que abriga todos aqueles conteúdos protegidos por paywall, páginas de login com senha ou outras etapas de autenticação. Até dá para entrar nas páginas da deep web por meio de um navegador normal, só que é necessário ter um nome de login e senha.

Para acessar os sites da dark web com segurança, você vai precisar usar o navegador Tor: ele criptografa toda a sua atividade online para proteger a sua privacidade e anonimidade. O problema é que é justamente essa “vantagem” da dark web ― privacidade e anonimato ― que acaba dando à dark web uma má fama, já que muitos cibercriminosos conseguem vender produtos e serviços ilegais sem serem descobertos.

De fato, dá para encontrar de tudo na dark web, incluindo serviços e itens ilegais como:

  • Contrabando e tráfico de drogas
  • Mercado negro
  • Pornografia ilegal
  • Ataques de malware

Mas se engana quem pensa que a dark web é sinônimo só de coisa ruim. Na verdade, é um espaço muito usado por ativistas, jornalistas e outras pessoas que precisam de um local seguro para compartilhar informações e dados importantes. Além disso, a dark web também é o lugar certo para quem busca provedores de e-mail anônimo e outros serviços para o compartilhamento seguro de arquivos.

Mas, como nem tudo são rosas e a sua proteção deve sempre vir em primeiro lugar, a nossa recomendação é só entrar na dark web com a ajuda dos três poderosos aliados abaixo:

  • Uma VPN, como a NordVPN. Dá até para garantir ela ali no botão laranja
  • Um antivírus para detectar arquivos maliciosos que você pode acabar baixando
  • O navegador Tor, já que ele oferece uma alta camada de proteção

Para saber mais sobre deep web e dark web, o que é encontrado na dark web e como entrar nos sites da dark web, é só continuar a leitura!

A primeira versão do que hoje é a dark web (também conhecida como internet negra) nasceu lá no ano 2000, com o lançamento da Freenet ― uma rede descentralizada que prometia maior anonimidade entre os usuários pois trabalhava com a troca de dados criptografados. Alguns anos mais tarde, foi a vez do navegador Tor vir ao mundo e, com ele, uma forma mais segura de acessar a dark web.

No entanto, a dark web ainda hoje tem uma fama de ser um lugar meio bizarro da internet, onde é possível encontrar as coisas mais macabras que dá para imaginar (desde drogas ilegais até contratar gente para cometer um roubo ou pior). E por mais que seja verdade que há coisas perigosas rolando por lá, a dark web também é um espaço importantíssimo para jornalistas, pessoas com informações de interesse público e outros profissionais que estão ativamente envolvidos em projetos com impacto social e segurança nacional.

Hoje, a gente vai falar um pouco sobre a deep web e dark web: desde conceitos mais básicos até como acessar e como garantir a sua segurança por lá.

O que é dark web?

A dark web é uma parte da internet com um grande diferencial: nela, dá para acessar sites sem necessariamente revelar a sua identidade e ainda contar com o nível de criptografia e privacidade que só navegadores especializados em dark web, como o Tor, conseguem oferecer.

A criptografia também é o grande motivo pelo qual é possível conduzir várias atividades diferentes dentro dos sites da dark web ― atividades estas que vão desde coisas legais até aquelas bem ilegais e perigosas.

Isso significa que ao mesmo tempo em que dá para contornar censuras e bloqueios impostos por regimes ditatoriais, também dá para adquirir bens ou serviços considerados criminosos.

Temos um vídeo bem explicadinho sobre esse assunto, só que infelizmente ele ainda não está com legendas em português. Se você quiser arriscar o inglês, é só apertar o play:

Dark web, deep web e surface web: qual é a diferença?

Para entender melhor o que é dark web, vale a pena a gente falar um pouco sobre essas três grandes partes que compõem a internet ― a surface web, seguida da deep web e dark web.

Ilustração de um iceberg, detalhando as diferenças entre surface web, deep web e dark web

Ainda que essas três partes estejam conectadas, já que elas formam um todo, cada uma dessas “internets” apresenta características e recursos específicos. Na tabela abaixo, a gente fala um pouco mais sobre as principais diferenças entre surface web, deep web e dark web:

RecursosSurface webDeep webDark web
Como é o acesso?Acesso livreSó pode ser acessada com login e URL exataSó pode ser acessada com navegador especial e URL especial
Qual navegador tenho que usar?Qualquer navegadorQualquer navegadorUm navegador especial, como o Tor
Dá para usar com mecanismos de busca normais?Mecanismos e navegadores normaisNão dá para encontrar os sites da deep web em mecanismos de buscaNão: os sites da dark web não são encontrados em mecanismos de busca normais
ExemplosFacebook, Amazon e até o site do VPNOverviewBancos de dados privados ou páginas internas de empresas e universidadesMercado negro, serviços anônimos de e-mail
Ilustração de um navio pescando em águas rasas, ilustrando a surface web

A surface web

A surface web é aquela parte da internet que a gente usa todos os dias, e que pode ser acessada em navegadores como Chrome, Safari ou Firefox.

Este post, aliás, faz parte da surface web: ele pode ser acessado em qualquer navegador, a qualquer momento ― basta ter um dispositivo e uma conexão com a internet. Você não precisa de nenhum login ou senha para acessar a página, o que significa que ela é aberta e pode ser indexada em mecanismos de busca.

A deep web

Ilustração de um anzol em águas um pouco mais profundas, ilustrando a deep web

A deep web, por sua vez, é aquela parte da internet que fica protegida por senhas ou páginas de login: páginas de online banking, caixa de entrada do e-mail, perfil das redes sociais, pastas e documentos da firma…

Não à toa, cerca de 90-95% das páginas da web são consideradas páginas da deep web. E tem mais: como essas páginas não são indexadas nos mecanismos de busca, você precisa saber o endereço (ou seja, a URL) de cada uma delas para poder acessá-las.

Vale lembrar ainda que a deep web é composta quase que exclusivamente por páginas e bancos de dados que foram criados para grupos específicos de pessoas dentro de uma organização, empresa ou grupo.

A dark web, também chamada de internet negra

Ilustração de um submarino em águas profundas, ilustrando a dark web

Por último, a dark web ― um pedaço da deep web e que só pode ser acessado por meio do Tor, um navegadorque consegue criptografar toda a sua atividade online e rotear essa atividade por meio de uma rede especial. É dentro dessa rede que dá para acessar os sites da dark web.

Uma outra característica que diferencia a dark web das outras duas “webs” é que ela é a parte da internet que não foi regulamentada

Isso significa que nenhuma organização, empresa ou governo consegue controlar o que acontece na dark web e muito menos aplicar leis específicas de utilização. É justamente por isso que a dark web (ou “internet negra”, como dizem por aí) costuma ser tão associada ao mercado negro e a atividades ilegais.

No entanto, deep web e dark web possuem algumas semelhanças ― como, por exemplo, o fato de que os sites da dark web também não podem ser buscados no Google e só podem ser acessados por meio de uma URL específica.

Só tem uma coisa: esses sites da dark web costumam ter URLs bem aleatórias e até meio bizarras, que misturam várias letras e números. A URL do DuckDuckGo, por exemplo, é:

https://duckduckgogg42xjoc72x3sjasowoarfbgcmvfimaftt6twagswzczad.onion

Resumindo: muita gente costuma usar o termo “deep web” para se referir à “dark web”, mas na verdade esses dois termos significam partes diferentes da internet. A dark web é um pedaço da deep web, mas esses termos não são sinônimos.

Se quiser saber um pouco mais sobre esse assunto, vale a pena visitar a nossa página só sobre dark web.

Como entrar na dark web

Ilustração da cebola do Tor ao lado do ícone de navegação anônima. O Tor é excelente para entrar na deep web e dark web

Como a gente falou ali em cima, a internet negra só pode ser acessada por meio de um navegador especial ― e o The Onion Router (Tor, para os mais chegados) é a melhor opção para isso.

Então, antes de detalharmos exatamente como entrar na dark web, vamos falar só um pouquinho sobre ele.

O que é o Tor? Como funciona?

O Tor é um navegador gratuito e de código aberto, projetado para preservar o anonimato de seus usuários.

Para atingir esse nível de anonimato, a atividade dos usuários é criptografada e enviada para uma rede de nós operada por voluntários de todos os cantos do mundo. Cada nó vai “descascando” uma camada da criptografia, como se fosse uma cebola, até chegar no site que o usuário quer acessar (daí o nome, “onion”, que é “cebola” em inglês).

Os sites não conseguem rastrear toda essa atividade e conectá-la ao seu endereço IP, e é por isso mesmo que o usuário permanece anônimo durante a navegação.

E sabe a melhor parte? Dá para usar o Tor não só na hora de entrar nos sites da dark web, mas sempre que você quiser entrar em sites da deep web ou até da surface web de forma mais anônima.

Infográfico que explica como o Tor funciona e de que forma ele criptografa os dados de navegação de um usuário para proporcionar uma experiência anônima de navegação, algo essencial para entrar na dark web

Como entrar na dark web usando um PC

ícone de um escudo de vpn e, atrás, dele, endereços IP

Entrar na dark web não é nada de outro mundo: o processo em si é bem fácil, mas, como existe muita coisa estranha e perigosa rolando por lá, é sempre bom tomar cuidado extra.

Como a gente já falou, essa internet negra em sim não é ilegal, mas muitas das atividades que rolam por lá são sim ilegais. E pode até parecer mentira, mas na verdade não é nem um pouco impossível você acabar indo parar em um site que vende drogas ou em um site pornô com conteúdo ilegal ― mesmo que você estivesse buscando outra coisa completamente diferente.

É por isso mesmo que a nossa recomendação para acessar a dark web é: cautela e segurança. A seguir, a gente mostra um passo a passo de como fazer isso no PC.

Instale o Tor para Windows

O processo de instalação do Tor é bem simples:

  1. Acesse o site do Tor e clique na opção “Baixar Tor Browser
    Captura de tela do site do Tor, mosrtrando a opção de baixar o Tor em português do Brasil
  2. Em seguida, clique na opção “Download para Windows
    Captura de tela da página de download do navegador Tor, onde é possível escolher o sistema operacional
  3. Quando o download for finalizado, abra o arquivo em seu PC e selecione a opção de idioma desejado
  4. Em seguida, escolha o local de instalação em clique em “Instalar
    Captura de tela do processo de instalação do Tor em um dispositivo Windows
  5. Você vai poder escolher se quer iniciar o Tor automaticamente ou se prefere abri-lo mais tarde, quando quiser entrar em sites da dark web com mais calma.

O processo de instalação para o Mac e Android também é bem parecido, ok?

Como navegar com segurança pelos sites da dark web

Sim, o Tor vai ajudar bastante em termos de segurança e proteção na dark web. Só que cuidado nunca é demais, e é por isso mesmo que não custa nada conferir algumas medidas adicionais que você pode tomar para reforçar a sua privacidade online.

Instale uma VPN de confiança

Embora seja possível entrar na internet negra sem uma VPN, é sempre bom poder contar com esse serviço ― afinal, as VPNs oferecem uma camada extra de criptografia e evitam possíveis vazamentos de dados até mesmo pela rede Tor.

A nossa recomendação é a NordVPN, que conta com vários recursos poderosos como o Onion over VPN e uma reputação sem igual em termos de segurança do usuário.

Quer mais opções? A gente já fez um Top 5 com as melhores VPNs do mercado, então vale a pena conferir!

NordVPN
Oferta 68% de desconto no plano de 2 anos + 3 meses grátis!
A partir de
US$ 3,19
9.3
  • Excelente proteção e um grande número de servidores
  • Aplicativo bonito e agradável
  • A pedida certa para streaming e esportes
Acessar NordVPN

Veja, abaixo, como baixar a NordVPN:

  1. Depois de assinar a NordVPN, vá até a opção “Entrar” no canto superior direito do site
    Captura de tela da barra superior do site da NordVPN, destacando a opção Entrar
  2. Em seguida, você verá uma página de login. Insira o seu e-mail e senha e clique em “Continuar
    Captura de tela de como fazer login na NordVPN
  3. Vá até o menu localizado na lateral esquerda da tela e clique em “Downloads
    Captura de tela do painel de conta da NordVPN, destacando a opção Download no menu esquerdo
  4. Clique na opção “Baixar NordVPN para Windows
    Captura de tela do painel de usuário da NordVPN, destacando a opção para baixar o app da VPN para Windows
  5. Assim que o arquivo .exe acabar de baixar, clique nele
    NordVPN .exe file
  6. Siga as etapas na tela e clique em Install (Instalar)
    NordVPN Install Wizard
  7. Clique no ícone da NordVPN que vai aparecer no desktop para fazer login.
  8. Escolha um servidor para fazer a conexão. Você pode escolher servidores em países diferentes mas, via de regra, quanto mais longe o servidor estiver da sua localização atual, maiores serão os tempos de carregamento. Por isso mesmo, é melhor escolher um servidor próximo de você.

Pronto: agora você já pode acessar sites da dark web com o navegador Tor!

E, se você quiser conferir VPNs baratas, que oferecem um preço mais em conta, também vale a pena: várias oferecem recursos bem interessantes e podem ajudar bastante na hora de garantir a sua segurança na internet negra.

Como entrar na dark web em um dispositivo móvel

ilustração representando os perigos de entrar na dark web em um dispositivo móvel: um celular e um alerta vermelho na frente

Olha, nunca é uma boa ideia usar um iPhone ou Android para entrar na dark web. A gente explica os dois principais motivos para isso aqui embaixo:

  • É muito mais fácil rastrear smartphones: Os smartphones modernos foram projetados para oferecer a melhor usabilidade possível, então apps robustos como o Tor podem acabar deixando seu dispositivo mais exposto a ataques hackers.
  • Existem vários apps fake de navegador de dark web nas App Stores: Há centenas de apps falsos, que dizem que são o Tor, rolando nas listagens de apps da App Store e do Google Play. Não dá para saber se eles são capazes de criptografar a sua atividade e proteger os seus dados. 

Dicas extras para aumentar o nível de segurança na internet negra

Você já deve ter reparado que a gente realmente acredita que cuidado nunca é demais, certo?

Pois é: então, ainda nessa toada, decidimos compartilhar mais algumas dicas extras para fortificar a sua segurança.

Infográfico listando quatro dicas para se proteger na dark web, também chamada de internet negra. As dicas incluem não clicar em links suspeitos, não revelar informações pessoais, instalar um antivírus e escolher o nível mais alto de segurança do Tor
  • Escolha o nível mais alto de segurança no Tor para desativar plug-ins e add-ons, como JavaScript. Esses recursos podem ser usados para infectar dispositivos com malware, então é importante passar longe.
    Captura de tela do navegador Tor com as opções de segurança "Mais Seguro" e "O Mais Seguro"
  • Instale um antivírus para monitorar o seu dispositivo e protegê-lo de ameaças externas.
  • Não compartilhe ou revele informações pessoais em sites da dark web. Isso pode deixar você vulnerável e ataques ou golpes de hackers.
  • Evite clicar em links suspeitos, e evite também baixar arquivos na dark web. A probabilidade de que eles apresentem vírus ou worms é altíssima.

O que dá para encontrar nos sites da dark web

Se você andou fazendo pesquisas pela internet para saber o que é dark web ou o que é encontrado na dark web, já deve saber que grande parte dos conteúdos da internet negra estão constantemente sofrendo mudanças e sendo realocados de um canto para o outro.

Para tornar a sua navegação por lá muito mais tranquila, a gente decidiu listar alguns sites, ferramentas, produtos e serviços que podem ser encontrados na dark web.

As URLs que listamos abaixo só podem ser abertas no Tor. Então, lembre-se de ativar a sua conexão com uma VPN e, como sempre, redobrar a atenção na hora de abrir qualquer coisa na dark web, ok?

Ferramentas e sites da dark web

Existem vários sites da dark web que vale a pena visitar, bem como várias ferramentas que podem ser bem úteis para um monte de atividades. Confira só:

ilustração com uma pasta e o ícone de link, representando os links de diretórios que podem ser encontrados na dark web

A gente falou lá em cima que as URLs dos sites da dark web são bizarramente longas e estranhas, o que significa que lembrar todas elas para digitar no Tor não vai ser uma tarefa lá muito fácil.

Por sorte, existem páginas dedicadas que listam as URLs da dark web e classificam os “links onion” de acordo com categorias e áreas. Assim, é muito mais fácil encontrar os sites que você quer acessar.

Dois diretórios bem legais para isso são estes aqui:

The Hidden Wiki:

http://zqktlwiuavvvqqt4ybvgvi7tyo4hjl5xgfuvpdf6otjiycgwqbym2qad.onion/wiki/index.php/Main_Page

Daniel

http://danielas3rtn54uwmofdo3x2bsdifr47huasnmbgqzfrec5ubupvtpid.onion/

Sites comuns que têm versões na dark web

ilustração de uma tela de computador com o ícone de cebola do Tor, representando sites comuns que têm versões na dark web

Sites de notícias como a BBC, serviços de e-mail como o ProtonMail, sites de torrent como o The Pirate Bay… todos eles têm sites onion, sabia? E, embora eles sejam primariamente pensados para pessoas que não podem acessar a versão da surface web por conta de restrições governamentais, eles também são abertos a qualquer pessoa que acesse a dark web.

Dois exemplos de sites da dark web com essa pegada são:

The New York Times:

https://ej3kv4ebuugcmuwxctx5ic7zxh73rnxt42soi3tdneu2c2em55thufqd.onion/

BBC

http://bbcnewsd73hkzno2ini43t4gblxvycyac5aw4gnv7t2rccijh7745uqd.onion/

Serviços de e-mail na internet negra

ilustração de um envelope de carta com um arroba, representando serviços de e-mail na dark web

Se você está buscando sites e ferramentas para enviar e-mails de forma totalmente anônima, vale a pena conferir alguns sites da dark web como estes listados abaixo. Só não se esqueça de que, na maioria das vezes, é necessário que o seu destinatário também seja um usuário da dark web, ok?

Mail2Tor

http://mail2torjgmxgexntbrmhvgluavhj7ouul5yar6ylbvjkxwqf6ixkwyd.onion/

ProtonMail

http://protonmailrmez3lotccipshtkleegetolb73fuirgj7r4o4vfu7ozyd.onion/

Uploads e transferências de arquivo

ilustração de um laptop e um ícone de download, represetando sites de upload e transferências de arquivo na dark web

Existem vários sites para isso na internet negra, até porque as redes de computadores e servidores do Tor oferecem camadas de criptografia para os compartilhamentos de arquivos e também para as conexões dos usuários.

Por isso mesmo, é bem comum que jornalistas e outros informantes usem a dark web para transferir arquivos com conteúdos de extrema importância.

Dois sites da dark web que vale a pena conferir para esse tipo de atividade são:

SecureDrop

http://sdolvtfhatvsysc6l34d65ymdwxcujausv7k5jk4cy5ttzhjoi6fzvyd.onion/

BlackCloud:

http://bcloudwenjxgcxjh6uheyt72a5isimzgg4kv5u74jb2s22y3hzpwh6id.onion/

Fóruns de discussão e chats

Existem vários chats e fóruns de discussão diferentes espalhados pela dark web. Só tem um porém: muitos desses espaços são dedicados a temas perigosos e ilegais

Por isso mesmo, a nossa recomendação é passar longe deles.

Sites para compartilhamento e denúncias de tópicos sensíveis

ilustração de uma mão segurando um megafone, representando uma denúncia sendo feita. esse tipo de atividade é comum na dark web

Jornalistas, ativistas e outras pessoas trabalhando em matérias de cunho investigativo sobre governos e empresas de alto escalão usam a dark web para trocar informações sensíveis.

Foi na dark web, por exemplo, que o WikiLeaks e Edward Snowden divulgaram as informações que descobriram.

O que está à venda na dark web?

Você vai encontrar um pouco de tudo à venda na internet negra: de produtos perfeitamente legais até substâncias ilegais, que não podem ser obtidas por nenhum método legalizado em lojas físicas ou online.

Produtos à venda na dark web

Confira abaixo os tipos de produtos ilegais que aparecem à venda na dark web:

Infográfico ilustrando algumas coisas que são encontradas à venda na dark web, também chamada de internet negra: drogras, armas, dados pessoais, contas falsas
  • Drogas e contrabando: maconha, cocaína e metanfetamina são algumas das drogas mais populares à venda na internet negra. Inclusive, marketplaces como Silk Road e Alpha Bay ganharam fama justamente por contribuírem para o tráfico ilegal de drogas ao redor do mundo.
  • Documentos e contas falsificadas de usuários: passaportes e documentos de identificação fake, além de contas falsificadas em serviços como Uber e Coinbase, também são bem comuns na dark web.
  • Dados e outras informações privadas:sabe aqueles dados que são vazados em ataques de hackers? Então, eles quase sempre vão parar lá na dark web. Endereço, cartão de crédito, registros médicos, informações bancárias… Tudo isso está à venda.
  • Armas e munição:infelizmente, a dark web também vem ganhando fama como um espaço para vender e comprar armas ilegalmente.
  • Pornografia ilegal: pornografia infantil, violência extrema e outros conteúdos horrendos também circulam livremente na dark web. E tome muito cuidado, porque assistir a esses conteúdos ― ainda que sem querer ― pode gerar problemas com a lei.

Serviços disponibilizados na dark web

Como se não bastasse os vários produtos ilegais e perigosos à venda na internet negra, também há diversos serviços criminosos circulando por lá:

  • Malware e serviços de malware: Cibercriminosos podem comprar malwares prontos na dark web, bem como pacotes de ataque DDoS. Dá até para contratar os serviços de um hacker.
  • Campanhas ou ataques de phishing: Outra coisa à venda na dark web são os botnets que enviam e-mails de spam e phishing.
  • Serviços de criminosos: Se crimes cibernéticos já são ruins, quem dirá os crimes que acontecem na vida real, né? E também dá para contratar esse tipo de coisa na internet negra.
  • Lavagem de dinheiro: Também dá para encontrar serviços de lavagem de dinheiro na dark web. Esse tipo de serviço permite misturar ganhos de fontes ilegais com outras transações legítimas e, assim, evitar taxação extra.

É contra a lei entrar na dark web?

ícone da dark web com um malhete à frente

Tendo em vista o calibre do que é encontrado na dark web e o tanto de coisa estranha rolando por lá, é bem provável que você esteja se perguntando se acessar a dark web também ilegal.

E a verdade é que não: não é ilegal acessar a dark web, tanto que a grande maioria dos países não tem nenhuma legislação contra a dark web e o Tor.

O motivo para isso é bem simples, aliás — e tem a ver com a outra parte da dark web, que está mais preocupada com o direito à privacidade. Considerado um direito humano básico, o direito à privacidade é o que motiva diversos projetos e movimentações que não são ilegais ou bizarras e acontecem direto na dark web.

Por exemplo:

  • Tentativas de evitar censuras governamentais
  • Comunicações e reportagens anônimas que precisam denunciar acontecimentos e/ou relatar tópicos sensíveis
  • Acesso a livros e documentos indisponíveis na surface web
  • Acesso a fóruns e outras comunidades que discutem tópicos específicos

Em quais casos é ilegal usar a dark web?

ícone com um triângulo vermelho e ponto de exclamação, representando perigo ou cautela

Usar a dark web pode ser ilegal em algumas situações. Confira abaixo:

  • Se o Tor e a dark web tiverem sido banidas do seu país. Em locais como China e Rússia, a dark web foi completamente banida — de modo que usar a dark web por lá é ilegal sim. Por isso mesmo, sempre recomendamos conferir as regulamentações do seu país antes de começar a entrar na internet negra.
  • Usar a dark web para atividades ilegais. Não é só porque a dark web é um lugar de anonimato que você pode sair comprando produtos ilegais ou, pior, participar de atividades criminosas.

A história da dark web

Você sabia que a dark web não foi criada por hackers e cibercriminosos? Na verdade, ela foi desenvolvida pelo governo dos Estados Unidos.

Confira abaixo uma pequena linha do tempo que mostra todos os pormenores dessa história:

Quando?O que aconteceu?
O “nascimento” da internet (1960-1990)Os primórdios da internet têm raízes lá na ARPANET, um projeto do exército estadunidense que tinha como objetivo usar linhas telefônicas para facilitar a comunicação entre dispositivos.

A ideia da ARPANET era criar uma rede descentralizada para a troca de informações, que estaria protegida de ataques externos.
A internet passa a ser pública (1990-2002)A internet passa a ser pública na década de 1990, momento no qual milhões de pessoas de diversos países começaram a usá-la para transferir arquivos e compartilhar informações.

É aqui também que a internet começa a ser usada de maneira comercial — e, junto com esse uso, pipocam as preocupações sobre a vigilância na internet. Como resultado, vários projetos que visam a comunicação anônima na internet começam a aparecer.
A internet negra e o Tor dão as caras (2000-2011)O Tor nasce de um projeto financiado pelo governo dos EUA, que tinha como objetivo permitir o compartilhamento anônimo de arquivos.

O nível de anonimato oferecido pelo Tor possibilita o surgimento da dark web, que em seus primeiros anos foi usada quase que exclusivamente para contornar censuras e bloqueios e, assim, compartilhar arquivos de forma anônima. De pouco em pouco, ela passou a ser usada também para atividades ilegais.
O Bitcoin e o crescimento de transações na dark web (2011-2015)Antes do Bitcoin, a possibilidade de realizar transações monetárias de forma anônima era bem limitada.

Mas, com o surgimento da criptomoeda, os usuários da internet negra passaram a ter uma forma de realizar transações anônimas — e, com isso, os diversos marketplaces ilegais da dark web começaram a surgir. Foi durante esse momento que marketplaces como o Silk Road atingiram níveis bem altos de popularidade.
Controle e vigilância de governos (2015-hoje em dia)A alta movimentação em marketplaces que vendiam substâncias e serviços ilegais fez com que a dark web passasse a ser alvo de várias operações governamentais.

Nos últimos anos, marketplaces como Silk Road e Alpha Bay foram fechados — e, embora muitos outros ainda estejam funcionando, a vigilância governamental agora é constante.

Dark web: mistérios, aventuras e muita cautela

A dark web é um lugar fascinante e cheio de mistérios, com vários sites e ferramentas que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar da internet

Por isso mesmo, é comum que a curiosidade comece a bater e que você queira explorar esse pedaço da internet — mas é importante fazer isso com cautela e tomar algumas medidas de segurança.

A nossa recomendação para acessar sites da dark web é usar o navegador Tor, ativar uma VPN e baixar um antivírus potente. Assim, a sua conexão e a sua atividade na internet vão estar protegidas, e o seu computador vai ficar seguro contra arquivos maliciosos.

Interessou e quer saber mais sobre a dark web? Confere só:

O que é a dark web: perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre deep web e dark web? Confira o nosso FAQ abaixo!

O que é dark web?

A dark web é a parte da internet que abriga sites especiais, que só podem ser acessados por meio do navegador Tor. Ou seja: Chrome, Firefox e outros navegadores não abrem páginas da chamada internet negra.

Embora tenha uma fama ruim, a dark web na verdade conta com vários sites e recursos bem legais.

O que é deep web?

A deep web é uma outra camada da internet, e é dentro dela que está a dark web.

Atenção: isso não significa que deep web e dark web sejam sinônimos. Na verdade, a deep web se refere a qualquer site ou URL protegido por senha e que só pode ser acessado via login.

Ou seja, a sua caixa de entrada de e-mail, a sua página de assinante da Netflix, a sua conta de banco, as páginas internas dos sistemas da firma… Tudo isso é deep web. A dark web, por sua vez, engloba os sites que não aparecem no Google e que só podem ser acessados por meio do navegador Tor.

O que é encontrado na dark web?

Existem vários sites na dark web — de sites comuns, que existem na surface web mas possuem também uma versão .onion, até sites obscuros e bizarros que vendem drogas e outras coisas ilegais.

Em linhas gerais, há sites como:

  • Marketplaces ilegais
  • Sites protegidos para jornalistas e outras pessoas que desejam fazer denúncias importantes
  • Sites de pronografia
  • Sites de notícias
  • Sites e fóruns de discussão para todos os tópicos, dos mais interessantes até os mais assustadores e ilegais
Acessar a dark web é contra a lei?

Acessar a dark web não é contra a lei. No entanto, há muitos sites da dark web que vendem produtos ilegais e oferecem serviços bem perigosos.

Além disso, vários governos do mundo inteiro já tentaram restringir o acesso à dark web e ao Tor, em manobras para limitar ou restringir o acesso à informação.

Como entrar na dark web e deep web

Para entrar em sites da deep web, você precisa de um login e senha que permitam acessar aquela URL específica.

Mas, para entrar na dark web, você precisa de um navegador especial, chamado Tor. Isso é necessário porque os sites da dark web possuem URLs do tipo .onion, que não são compatíveis com os navegadores que a gente usa diariamente.

O que é o navegador Tor?

O Tor é um navegador especial, que é usado para acessar as páginas web da internet negra. Além de ser uma espécie de “porta de entrada” para essa parte da internet, o Tor também oferece um alto nível de privacidade e criptografia.

Deixe um comentário

2
comentários
  1. Cauã v

    Como faz para entrar na dark web

    • David Janssen - VPNOverview.com VPNOverview.com

      Antes de ir para a dark web, você precisa ter certeza de que está bem protegido. Instale uma VPN, um antivírus e baixe o navegador Tor. Com o Tor você pode acessar a web escura. Se você quiser saber exatamente como fazer isso, você pode lê-lo aqui.

Deixe um comentário