Fique por dentro do Threads, novidade da Meta
O que é o Threads no Instagram: um resumo

Desde o começo de julho de 2023, muita gente passou a se perguntar o que é o Threads no Instagram, e a resposta é simples: a rede social da Meta que pretende ocupar o espaço do Twitter (ou X…) no coração dos usuários.

Mas a nova plataforma já chegou cheia de polêmicas, como o fato de que se desinstalar o Threads perde o Instagram. A única possibilidade, por enquanto, é desativar o perfil por lá, deste jeito:

  1. Na tela inicial, tocar no ícone de perfil, no canto inferior direito
  2. Tocar no ícone de dois tracinhos, no canto superior direito
  3. Selecionar Conta e Desativar perfil
  4. Tocar em Desativar perfil do Threads e em Desativar

Outra coisa que está dando o que falar é que já tem até golpe no Threads envolvendo compra de seguidores e criptomoedas falsas, com redirecionamento para sites suspeitos e cheios de malware. Para se proteger desse tipo de ataque, recomendamos usar uma boa VPN que bloqueie vírus e malware, como a Surfshark.

Quer saber mais sobre o Threads para entender se vale a pena entrar lá ou se o Threads já flopou? Confira nosso artigo completo!

Desde que Elon Musk decidiu comprar o Twitter e fazer mudanças no mínimo polêmicas — inclusive mudar o nome da rede para X — tem muita plataforma no páreo para ser a nova rede social queridinha dos tuiteiros, já que ninguém sabe muito bem qual vai ser o futuro daquela que já foi conhecida como a rede do passarinho.

Mastodon, Koo e Bluesky já tiveram seu momento de hype, e é claro que Mark Zuckerberg não deixaria de surfar nessa onda. Foi assim que surgiu o Instagram Threads, um app da Meta vinculado ao Instagram.

Mas, afinal de contas…

O que é Threads no Instagram?

Mais conhecido como o Twitter do Instagram, o Threads afirma ser um aplicativo criado “para compartilhar atualizações em texto e participar de conversas públicas”. Um dos seus diferenciais em relação à rede social anteriormente conhecida como Twitter (mas que vamos continuar chamando assim mesmo) são as publicações com até 500 caracteres e a possibilidade de publicar links, fotos e vídeos de até cinco minutos.

Mas o que tem deixado muita gente confusa é como o Threads funciona e qual será o futuro da plataforma. Por exemplo, precisa ter Instagram para ter Threads? Se desinstalar o Threads perde o Instagram? Será que vale a pena entrar em mais uma rede social ou o Threads já nasceu flopado? E como se proteger dos golpes que estão pipocando na nova plataforma?

Vem com a gente descobrir tudo isso!

Se desinstalar o Threads perde o Instagram?

Uma das maiores polêmicas envolvendo o Threads é o fato de não ser possível ter uma conta por lá sem uma conta do Instagram, e é assim que funciona mesmo. Para quem já tem Instagram, o processo de criar uma conta no Threads é mais fácil, mas quem não tem vai precisar criar uma conta nova que também vale para o Instagram.

Isso pode até parecer estranho, já que são dois apps separados, mas a política de privacidade da Meta deixa bem clara a integração. A justificativa é que o serviço é fornecido pelo Instagram, e que os perfis criados no Threads são apenas uma parte da rede de fotos.

Na verdade, dá para ver isso na prática, já que só é possível mudar o nome e o nome de usuário no Threads acessando o Instagram. Sem falar que o app de conversas permite importar vários dados de lá, como foto, bio, link e pessoas que você segue.

Resumindo: depois que essas duas contas estiverem vinculadas, você não vai conseguir excluir a conta do Threads sem apagar a do Instagram. O único jeito de contornar esse inconveniente é desativando a conta do Threads, o que não é o mesmo que excluir definitivamente.

Porém, os executivos da Meta já perceberam que esse pode ser um entrave à adesão dos usuários, e anunciaram que estão trabalhando para permitir que isso seja feito em breve.

Post de executivo do Threads informando que a Meta está buscando uma forma de excluir o perfil do Threads sem excluir o do Instagram

Por enquanto, veja como desativar a conta do Threads sem perder o Instagram ou como tirar o símbolo do Threads do perfil, caso você queira um pouco mais de privacidade na rede de texto da Meta.

Como desativar o Threads do Instagram?

Se você foi uma das pessoas que decidiu dar uma passadinha pelo concorrente do Twitter e não gostou, nós te mostramos como desativar a conta, mesmo sem excluí-la.

Sabemos que não é a situação ideal, já que suas informações de privacidade podem continuar sendo coletadas mesmo com a conta desativada, mas pelo menos dá para ocultar tudo o que você postou e curtiu por lá. É só seguir estes passos:

  1. Na tela inicial, toque no ícone de perfil, no canto inferior direito
    ícone de perfil do threads
  2. Toque no ícone de dois tracinhos, no canto superior direito
    ícone de dois tracinhos no canto superior do threads
  3. Selecione Conta e Desativar perfil
    opção para desativar perfil no threads
  4. Depois, é só tocar em Desativar perfil do Threads e em Desativar
    opção desativar perfil do threads
    confirmação para desativar perfil do threads

Como desativar o atalho do Threads do Instagram

Outra coisa que pode ajudar bastante caso você só queira um pouco mais de privacidade é tirar o símbolo do Threads do perfil do Instagram. No começo, o link para o Threads aparecia na bio do usuário com um número, mas eles acabaram migrando para a o canto superior direito do perfil, mostrando apenas o logo da rede, que é uma @. É só fazer assim:

  1. Na tela inicial, toque na sua foto de perfil, no canto inferior direito
  2. Você vai ver a @ do Threads lá no canto superior direito
    passo a passo para remover perfil do threads do instagram
  3. Pressione e segure por alguns instantes
  4. Escolha Remover
    passo a passo para remover perfil do threads do instagram
  5. Caso mude de ideia, é só adicionar de novo em Editar perfil

Duas contas separadas: um macete

A impossibilidade de excluir a conta do Threads sem apagar a do Instagram já é ruim, mas essa integração apresenta mais um obstáculo que pode impedir a rede de decolar: um dos maiores pesadelos do tuiteiro raiz é ter todo o seu Instagram vendo o que ele fala em uma rede como o Twitter, e isso já virou até piada na plataforma de Elon Musk.

Para quem quer manter a liberdade — ou o anonimato — de falar o que bem entende no Threads sem o julgamento das tias ou do chefe, uma alternativa é usar um e-mail ou número de celular diferente daquele informado no Instagram.

Assim, você consegue manter sua persona do Threads separada da sua identidade real, que é uma das coisas mais interessantes para muita gente que ama o formato de microblog.

Mas, apesar dos pesares, o Threads flopou ou vai engrenar?

Quando a Meta anunciou o lançamento do Threads, quem se liga em tecnologia até passou um café para acompanhar a disputa entre Mark Zuckerberg e Elon Musk, que de fato sentiu o baque do lançamento da nova rede social em 5 de julho.

Entre insultos e até mesmo promessas de confronto físico, os dois bilionários passaram a disputar de forma acirrada a atenção e o engajamento dos usuários das redes sociais. E o Threads até parecia levar a melhor no começo, já que 100 milhões de usuários se cadastraram nos primeiros cinco dias, gerando 95 milhões de posts.

O sonho de superar a rede rival, no entanto, começou a ficar mais distante poucos dias depois, com uma queda de 20% de usuários ativos na rede social já no dia 11 de julho no Brasil, e uma queda de 50% no tempo gasto na plataforma em comparação com o início.

Para piorar, a equipe da Meta acabou desativando o acesso ao Threads pela web, ou seja, pelo PC do usuário. Mas será que esse é o problema ou tem outras coisas por trás desse possível flop?

Good vibes e piadas velhas

Nessa enxurrada de novos usuários que aderiram ao Threads, apareceram muitas celebridades e influenciadores tentando garantir um lugar privilegiado ao sol em um terreno pouco explorado, muitas delas com críticas ao que consideravam o ambiente tóxico do Twitter, onde até mesmo um pote de sorvete pode gerar uma polêmica que se arrasta por dias.

tweet de luciano huck sobre o threads ser um ambiente menos beligerante que o twitter

Outra coisa que passou a acontecer bastante na rede de Zuckerberg foi a reciclagem de memes antigos por influenciadores tentando aumentar o engajamento por lá.

É claro que as duas situações reverberaram no Twitter, e seus usuários logo perceberam que talvez o Threads não seja exatamente o que eles buscam em uma rede social — pelo menos não nessa fase em que as piadas sobre abrir o pote de sorvete e achar feijão ainda estão fazendo sucesso no novo espaço.

O poder da bolha

Um dos maiores trunfos do Twitter e o fator que leva muita gente a permanecer lá, mesmo com as decisões esquisitas do CEO (como implementar um limite de leitura para usuários não verificados) é a bolha, ou seja: aquele grupo de usuários com quem você mais interage.

Nesse sentido, o Threads do Instagram é apenas um bebê, enquanto o Twitter já conta com 16 anos de existência na web, tempo mais que suficiente para os tuiteiros crônicos descobrirem sua turma.

É por isso mesmo que os executivos da Meta afirmam não estar tão preocupados com o engajamento, pois estão focados no aplicativo em longo prazo e nos novos recursos que dizem estar surgindo no horizonte.

Portanto, dá para concluir que ainda é muito cedo para dizer se o Threads flopou ou não. Tudo vai depender do que a Meta vai conseguir apresentar nos próximos meses para convencer o usuário a manter a conversa por lá, assim como dos próximos movimentos do seu maior concorrente.

Golpe no Threads: já temos?

E com a estreia bombástica da nova rede social, respaldada por um gigante da tecnologia, é claro que os cibercriminosos já começaram a usar o Threads para fins pouco honestos. Pouco mais de uma semana depois do lançamento, a Kaspersky já havia identificado mais de 200 links suspeitos, em um levantamento de só 24 horas. Algumas das ameaças que têm se destacado são:

Golpe do Threads Lucrativo

O golpe que está bombando funciona mais ou menos assim:

  • O golpista oferece ao usuário um valor que chega a R$ 12 mil em troca de interações em posts
  • Para participar, o usuário precisaria pagar R$ 147 pela compra de um app chamado Threads Lucrativo
  • O pagamento seria feito por Pix ou cartão de crédito
  • O app baixado é falso, e pode baixar malware e possibilitar a aplicação de golpes de phishing

Golpe da criptomoeda do Threads

Trata-se de um golpe que circula por aí afirmando que existe uma criptomoeda do Threads, até mesmo com o logotipo da rede: “Threadscoin” ou “Threadstoken”. O link redireciona o usuário para um site falso, onde ele se cadastra e envia dinheiro para comprar essa moeda falsa.

Alguns endereços suspeitos são estes abaixo, mas todo o cuidado é pouco, já que esse tipo de scam não para de brotar pelas redes sociais:

  • comprarseguidoresthreads.net
  • login-threads.com
  • threadscoin.world
  • login-threads.net
  • http://threads-coin.net
  • threadslucrativo.store

É claro que esse tipo de golpe de phishing funciona principalmente na base da engenharia social, e é uma variante de scams já conhecidos, como o “golpe da Shein”, que já rolava em outras redes sociais. Mas quando tem malware envolvido, como sites e apps suspeitos, não custa nada garantir uma camada de proteção extra.

E isso você pode conseguir com um bom antivírus e uma VPN premium, como a Surfshark. Ter uma VPN de alto nível como ela traz inúmeras vantagens, mas no caso da Surfshark o que queremos destacar é o CleanWeb 2.0, o bloqueador de anúncios da empresa que vai muito além da sua função original.

Além de bloquear anúncios e malwares antes mesmo que eles sejam carregados, o CleanWeb 2.0 evita aquelas solicitações pop-up que ficam saltando na sua tela, que podem acabar gerando confusão quanto ao conteúdo legítimo e levando a sites enganosos, criados por hackers para roubo de dados. Ele também emite alertas e mostra informações sobre vazamentos de dados anteriores nos sites que você acessa, pois conta com um banco de dados de mais de 1 milhão de endereços infectados que não para de crescer.

A versão 2.0 por enquanto só está disponível como extensão para navegadores, mas o app regular funciona com Android, iOS, Linux e até mesmo FireTV, garantindo proteção em todos os dispositivos de quem adquire a assinatura da VPN.

E o CleanWeb é o complemento perfeito para a VPN da Surfshark, que vai te ajudar a evitar o vazamento do seu endereço IP verdadeiro, já que essa informação pode ser usada para roubo de dados sensíveis, como sua localização e identidade. Além disso, uma vantagem legal para quem tem Android é o recurso gratuito de falsificação de GPS, para que ninguém fique sabendo onde você está de jeito nenhum.

Surfshark
Oferta Navegue com segurança e anonimato por apenas US$ 2,49/mês
A partir de
US$ 2,49
9.0
  • Muito fácil de usar, além de funcionar com a Netflix e torrents
  • Garantia de reembolso de 30 dias. Sem comentários!
  • Opção em conta e com muitos recursos extras
Acessar Surfshark

Sem falar nas outras facilidades já conhecidas das VPNs, como assistir aquela série que você ama, mas que só saiu na Netflix americana.

Falando em Netflix…

Saiba o que fazer agora que a Netflix está bloqueando o compartilhamento de conta.

Conclusão: usar o Threads vale a pena?

Assim como milhares de usuários, estamos de olho para entender se o Threads vai conquistar o coração das massas ou vai ser mais um aplicativo esquecido no celular. Alguns entraves relacionados à política de privacidade estão afastando usuários mais atentos ao tema, assim como a impossibilidade de deletar a conta sem excluir a do Instagram.

A Meta parece estar ouvindo cada vez mais o que o público tem a dizer sobre isso, enquanto a rede vizinha continua resistindo apesar das decisões menos democráticas do CEO. Por enquanto, recomendamos ter atenção aos usuários mal-intencionados que já estão explorando esse espaço e usar uma boa VPN por via das dúvidas.

Quer saber mais sobre privacidade e segurança online? Confira estes artigos:

Threads no Instagram: perguntas frequentes

Dúvidas sobre a última aposta da Meta? Saiba tudo nas nossas perguntas frequentes.

O que é o Threads no Instagram?

O Threads é uma nova rede social da Meta que está vinculada ao Instagram. Ele funciona no mesmo formato do Twitter, e é mais uma alternativa para quem não está satisfeito com os rumos do microblog, que agora se chama X. Os diferenciais da plataforma são os posts com até 500 caracteres e a possibilidade de carregar fotos e vídeos de até cinco minutos.

Se desinstalar o Threads perde o Instagram?

Infelizmente, perde. Embora não seja possível excluir o Threads sem deletar o Instagram, você pode desativar seu perfil assim:

  1. Na tela inicial, toque no ícone de perfil, no canto inferior direito
  2. Toque no ícone de dois tracinhos, no canto superior direito
  3. Selecione Conta e Desativar perfil
  4. Toque em Desativar perfil do Threads e em Desativar

Como entrar no Threads pelo PC?

Logo no início, era possível entrar no Threads pelo navegador do PC, mas essa possibilidade não existe mais. Se você acessar o site do Threads, vai ver apenas um QR Code para baixar o app na App Store do seu celular.

Deixe um comentário