Testes de antivírus

Aqui embaixo você vai encontrar todos os programas antivírus que a gente já testou e que passaram com louvor nos nossos testes. A nossa equipe está sempre tentando fazer algum teste diferente com um outro software que acabou de aparecer no mercado, então vale a pena ficar de olho por aqui porque podem aparecer coisas novas.

Ah, e se quiser saber mais sobre o que a gente leva em conta na hora de fazer os testes, é só rolar a tela mais um pouquinho para baixo.

O que um bom antivírus tem que ter?

Uma das melhores formas de garantir a sua segurança na internet é com um bom antivírus. O problema é que existem várias opções no mercado, então nem sempre é tão fácil assim identificar aquele software antivírus que vai solucionar os seus problemas.

Abaixo, você confere os elementos que não podem ficar de fora da equação na hora de comprar um antivírus.

Ferramentas e preço camarada

A primeira coisa é dar uma avaliada nos recursos e ferramentas que o antivírus oferece, até para ver se eles fazem sentido para você. O preço também é outra coisa bem importante, porque existem vários antivírus gratuitos por aí.

Assim como as VPNs grátis, os antivírus grátis podem até ser uma boa opção ― embora eles dificilmente ofereçam os mesmos recursos que a gente costuma encontrar nas versões pagas.

Bom nível de segurança

Em segundo lugar vem a segurança. Ou seja: qual o nível real de proteção que o antivírus pode oferecer? Será que ele consegue interceptar ataques sérios, ou será que ele só fica sinalizando um monte de arquivo inofensivo como “suspeito”?

Privacidade lá no alto

A sua privacidade também é super importante, e vale a pena conferir como é que o seu antivírus está processando os seus dados (e o que ele pode fazer com esses dados).

Fácil de usar

Ninguém quer perder tempo aprendendo a usar um antivírus, né? É por isso mesmo que sempre vale a pena ficar de olho naqueles programas que são bem fáceis de usar, e que têm um processo simples de instalação.

O ideal é que o seu antivírus comece a trabalhar meio que automaticamente depois que for instalado ― e que você consiga fazer aquele ajuste ou outro sem perder muito tempo.

Boas velocidades de carregamento e uso

Uma outra coisa que vale ficar de olho é: a velocidade das varreduras de cada antivírus. 

Ninguém merece ter que ficar horas esperando o programa terminar de avaliar o computador, e nem ter que lidar com uma máquina super lenta só porque o antivírus está ligado. O ideal é que você nem se lembre de que tem um antivírus funcionando.